domingo, 5 de março de 2017

Balança comercial tem superávit recorde

  Apesar das importações terem crescido, a balança comercial brasileira registrou, em Fevereiro, superávit de US$ 4,560 bilhões.

  No ano o resultado acumulado foi de US$ 7,285 bilhões, o qual é considerado o melhor resultado do bimestre desde 1989. As exportações e importações aumentaram no mês passado em relação à fevereiro de 2016.

  O crescimento das compras do exterior foi visto pelo secretário do Comércio Exterior como sinal de retomada da atividade econômica.

  Produtos agrícolas e bens intermediários de produção sofreram aumento de compra. Apesar da variação do dólar ser impactante nas importações, a visão da recuperação se dá pelo aumento da demanda interna e não pelo preço.

  Porém as quantidades exportadas no primeiro bimestre diminuíram 0,9%, mas o aumento no valor de produtos, como commodites, elevaram o valor do preço vendido no exterior.

  Também houve aumento do montante vendido para quase todos destinos da produção brasileira

  Para o ano o secretário espera um superávit próximo ao de 2016, com aumento das exportações e importações.

  Segundo o economista Rafael Bistalfa, o crescimento das exportações ficou acima do esperado devido à exportação de produtos básicos.

  O Presidente da associação do comércio exterior do Brasil, diz que os resultados são bons, mas deve ser alertado que foram obtidos apenas pela exportação de commodites, enquanto os manufaturados sofrem dificuldade de exportação devido aos altos custos do país.  


Fonte: Estadão (versão impressa) - caderno de Economia - p. B6 - Texto original por Lorenna Rodrigues/Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário